“Cada pessoa tem a sua historia. - Cada pessoa tem uma familia. - Cada familia tem origems. - Você não é apenas o que você imagina que é!"

SEJA GENTIL !

CITE SEMPRE A FONTE QUANDO GOSTA E USA AS MINHAS INFORMAçÕES.

NAO COPIE AS FOTOGRAFIAS E PESQUISAS SEM DAR CREDITO Á AUTORA E O BLOG.

MUITO OBRIGADA !

As minhas raizes "Paes de Barros"



AS MINHAS RAIZES nas familias


- Paes de Barros de Itu SP e 
- Aguiar de Sorocaba SP:



1. Os meus avôs maternos

Meu avõ

Viktor Franz Xavier de Barros 
 nasceu em dia 2 de Julho 1888 em Vienna de Austria.
Era o segundo filho do Dr. med. Bento Xavier Paes de Barros (1859-1945) e de Emma Florentina Maria von Körmendy (1861-1953). 
Depois os estudos no colegio em Melk perto de Vienna, trasferiu-se em 1911 em Berlim Alemanha para estudar engenheria. Completado os estudos em 1916 casou se com Lucia Felicia Karolina Benesch-Barth natural da Vienna em Austria,  em Berlim-Charlottenburg. 1917, durante a primiera Guerra Mundial immigrou na Suica onde nasceram e cresceram seu filho - Pedro (1921) e as 3 filhas - Viktoria (1918), - Silvia (1924)  (mãe de Tiffany) e -Felicitas (1933).
Viktor faleceu em 1969 na cidade de Berna na Suiça.

Lucia Felicia Karolina Benesch Barth.
nasceu 1893 em Vienna e foi filha do arquiteto Gerard Benesch, descendente da familia Benes natural da entâo Boemia e de Friedrike Antonia Barth. Friederike era filha de Carl Barth, um artista bastante noto na cidade de Viena até hoje,.
Lucia  foi criada no bairro de Mariahilf, muito perto de onde nasceu o meu avô Victor. Eles se haviam conhecido em um dos muitos bailes em Vienna.  

 Lucia faleceu em1989 tambem na cidade de Berna, Suiça (Leia mais na pagina MINHA HISTORIA).

Victor Francisco (Franz) Xavier de Barros, neto do Barão de Tatui, avô de Tiffany



Lucia Benesch-Barth com ca. 16 anos,  avó de Tiffany



2. Os meus bisavós 

Dr. med Bento Xavier Paes de Barros, (nascido em Itu 19. de Abril 1859- falecido em Sao Paulo 27 de Junho 1945,) era o primeiro filho do barão de Tatui e de Gertrudes de Aguiar Barros, 

casou em 23. de Julho 1892 em Sao Paulo com

Dona Emma Florentina Maria von Körmendy  nascida em Pinkafö, então Hungria em dia 2 de Outobre 1861- falecida na cidade de Berna, Suiça em 10. de Junho 1953 ) 
filha do  hungaro Johann Eduard von Körmendy,de pequena nobreza hungarica, proprietario de fabrica e minas de amonite e carvão perto de Varosalonak então Hungria, hoje Stadtschlaining em Austria e de Johanna Maria Salmutter, natural da Stiria, Austria.

Bento Xavier Paes de Barros estudou medicina em Rio de Janeiro onde recebeu o grão de doutor em 1884. . Entre 1885-1889 era em Viena Austria, para completar os seus estudos na medicina forensica. 
Foi médico legista na policia de São Paulo entre 1893 até 1917.
Em Vienna Bento Xavier Paes de Barros hävia conhecido Emma a qual ele casou em 23. de Julho 1892 na cidade de São Paulo.com casamento civil, como era obrigadorio desde 1890. Tivem três filhos:  
1) Luiz Bento, nascido em 1887 em Viena de Austria, 
2) Victor Franz Xavier, avó de Tiffany, nascido em 1888 em Viena de Austria e 
3) Paulo Xavier, nascido em 1893 em Rio de Janeiro.

Bento e Emma não foram nunca divorciados, mas ela preferiou estar na Vienna, uma cidade bastante moderna na entâo epoca e assim volta em 1895 na Europa onde cresceram os seus três filhos. 
Em 1911 eles todos mudam na cidade de Berlim onde os filhos estudaram engenheria.Durante a primeria guerra mundial e sobretudo quando foi claro que o Brasil entra na guerra em 1917, deveriam deixar a Alemanha e a Austria, sendo brasileiros foram considerados "nemicos" e assim entram na Suiça.

Emma de Barros faleceu como  viuva do Dr. Bento e bem idosa com 91 anos em 1953 na cidade de Berna, na Suiça.

Bento Xavier Paes de Barros tive com Anna Maria Luiza Dauer, filha de imigrantes de Alemanha e nascida 1870 em Brusque, Santa Caterina,  outros 4 filhos:  4) Beatriz nascida em 1894, 5). Affonso Xavier, nascido dem 1895, 6).Tito Xavier, nascido em 1899 e e 7). Waldemar nascido em 1902, 
os quais foram os meio-irmãos do meu avô Victor Franz Xavier Paes de Barros.
Bento e Anna Maria Luiza casaram somente em 1898  e somente com rito religioso sem reigstração no cartorio civil, como exigia a lei sobre os casamentos do 1890. Uma  bigamia  (uma vez casamento civil e uma vez casamento religisos) que somente foi possivel
porque a implantaçâo da legislaçâo republicana,  secularizando os registros civis foi marcada por conflitos com o clero e pela desobediencia civil, situaçâo mais acentuada nos primeiros 15 anos apos a Proclamaçâo, Depois um divorcio na epoca não era possivel.
Leia  aqui a crônica sobre os 2 casamentos do Dr. Bento Xavier.


Bisavô de Tiffany, Bento Xavier Paes de Barros

bisavó de Tiffany, Emma Florentina Maria de Barros, née von Körmendy


3) Os meus trisavós brasileros: 

Francisco Xavier Paes de Barros, barão de Tatui  ( nascido em Sorocaba 26. de Maio 1831 – falecido em São Paulo 6 de dezembro 1914) filho de Francisco Xavier Paes de Barros e de Rosa de Aguiar
 
casado em 21 de dezembro 1854 primeira veza com sua prima

Dona Gertrudes de Aguiar Barros (nascida em Itu 1830 - falecida em Sao Paulo 1878), era filha do 1° barão de Itu e de Leonarda de Aguiar 

Os pais do barâo de Tatui e de sua esposa e prima Gertrudes (Francisco Xavier de Barros e Bento Paes de Barros 1° barão de Itu), foram irmâos e tambem as mães (Rosa Candida de Aguiar casada com Francisco, e Leonarda de Aguiar casada com Bento). Essas 2 irmãs Aguiar foram irmãs do brigadeiro Rafael Tobias de Aguiar.
Assim tem um duplo parentesco nas minhas familias Paes de Barros e Aguiar. 
E por essa razão eu tenho somente 4 pentavós brasileiros, em vez de 8. 


O Bãrao de Tatui foi bacharel em Direito pela Faculdade de São Paulo, desde 1854  deputado por várias legislaturas no partido liberal na provincia de  Sao Paulo. Foi entre os fundadores e acionistas de varias companhias de estrada de ferro (em 1875 presidente da Ituana) e dono de algumas fazendas no interior da provinicia de São Paulo.
Na cidade de Sao Paulo e somente conhecido o seu nome pela construçao do primeiro Viaduto do Cha.
Mas ele em settembre 1889 funda  juntamente com outros aristocratas e parentes,o Banco de São Paulo do qual foi presidente até a sua morte em 1914, foi sempre acionista em varias companhias de estrada de ferro, dono de varias casas na Avenida Tiradentes e na rua Florencio de Abreu e acionista na leiteria Araranse.

Em 6 de settembro 1878 faleceu sua 1a esposa, Gertrudes, na cidade de Sao Paulo. Ela foi enterrado no jazigo de familia do Barão de Tatui no Cemiterio da Consolação em São Paulo.

Em 19 de agosto 1879 Francisco Xavier Paes de Barros recebe o título de barão de Tatui por decreto imperial. Tive como alguns outros seus parentes com titulo de nobreza, o brasão dos Barros, registrado em  16.2.1795 – 5. Livro do Registro dos Brasoes de Armas da Nobreza de Portugal - Cartorio de Nobreza, Fol. 36.

Em 1881 o Barão de Tatui casou 2a vez com a viuva do Barão de Itapetininga (falecido em 1876), Cerina de Sousa e Castro.

Conta a história em São Paulo sobre a sua luta contra a construção do Viaduto do chà porque a obra destruiria a sua casa na rua Libero Badaõ perto de atual Praça do Patriarca. Leia aqui mais sobre o barao de Tatui e o Viaduto do Chà (atualmente em atualizaçao)

O barão de Tatui faleceu em 6 de dezembro de 1914 na sua residencia na rua Florêncio de Abreu em São Paulo e foi enterrado no jazigo de familia do Barão de Tatui no Cemiterio da Consolação em São Paulo. (leia aqui o postagem do JAZIGO BARAO DE TATUI)




Trisavós de Tiffany, Francisco Xavier Paes de Barros barão de Tatui e Gertrudes de Aguiar Barros




Jazigo de familia do Barão de Tatui
Cemiterio da Consolação em São Paulo


4. Os meus tetra-avós ou 4° avós em Brasil


4A) 
Bento Paes de Barros, 1° barão de Itu, (Itu 1788- Itu 1858)  irmão do B) capitão Chico adiante  

casado em 24 de dezembro 1819 em Itu com

Leonarda de Aguiar, (Sorocaba 1806-1881) irmã de Rosa Candida de Aguiar adiante.

Bento e Leonarda foram os pais de, Gertrudes de Barros de Aguiar, que casou em 1854 com seu primo, o futuro barâo de Tatui.

Bento Paes de Barros, nasceu em Itu, no ano de 1788, tornando-se o primeiro barão de Itu em 1848. 
Foi um político ocupando o cargo de capitão-mor da vila de Itu, posteriormente vindo a ser vereador como tambem rico fazendeiro em Itu SP.
Junto com seu irmão, Antonio Paes de Barros, futuro 1° barão de Piracicaba, liderou as tropas de Itu durante a Revolução Liberal de 1842 e por esse motivo foram perseguidos e mais tarde amnistiados.

Recebeu do Imperador D. Pedro II o título de nobreza, Barão de Itu, o primeiro a ser conferido a um ituano, em 11.10.1848,  por Decreto Imperial, registrado no Livro VII, pag. 110, Seção Histórica do Arquivo Nacional.

Tive como  outros seus parentes com titulos de nobreza, o brasão dos Barros, registrado em 16.2.1795– 5. Livro do Registro dos Brasoes de Armas da Nobreza de Portugal - Cartorio de Nobreza, Fol. 36.

Bento Paes de Barros, 1° barão de Itu, faleceu em 09 de fevereiro de 1858
 e está enterrado na Capela São João de Deus da Santa Casa de Misericórdia de Itu, da qual foi um dos fundadores e primeiro Provedor.

O sobrado que hoje abriga o Espaço Cultural Almeida Junior em Itu era a residência do Barão de Itu na década de 1850 costruido por ele. O casarão é o mais importante assobradado dos que ainda existem hoje, e foi também residência da Baronesa de Itu. 



4B)
Francisco Paes de Barros, o capitão Chico de Sorocaba (Itu 1794-1875) casado 1a vez com
Rosa Candida de Aguiar(Sorocaba 1811 - 1847), 

Francisco e Rosa foram os pais do Barão de Tatui que casou com sua prima Gertrudes, filha de 4A

Francisco Xavier Paes de Barros, tambem conhecido como Capitão Chico, era comandante da Guarda Nacional e membro do Partido Liberal: participou da Revolução de 1842 ao lado do seu cunhado, o Brigadeiro Rafael Tobias de Aguiar, governador de S. Paulo. O  tres irmãos e cunhados do brigadiero Rafael ( o Capitão Chico, o 1° barão de Itu Bento Paes de Barros e o 1° barão de Piracicaba que foi Antonio Paes de Barros) foram, homens que tiveram um papel importante no decorrer do processo de independência do Brasil, quando o Brasil se separaou de Portugal, em 1822.

Francisco Xavier Paes de Barros casou em Sorocaba no dia 25 de dezembro 1827 com Rosa de Aguiar. Segundo consta registrado em livro próprio, o casarão que abriga hoje o Museu de Sorocaba, foi doado pelo Brigadeiro Rafael Tobias de Aguiar, como dote de casamento de sua irmã : Ele aminstrou muitas casas do brigadeiro Rafael Tobias. 
 Leia aqui mais sobre o Capitão Chico


Rosa Candida de Aguiar, 
 ( irmã do brigadeiro Rafael Tobias de Aguiar) faleceu em 24.06.1847 na antiga fazenda Passa-Tres, appelidado "casarão do Brigadeiro Rafael" em Sorocaba. Hoje é centro nacional dos estudos do tropeirismo.
Refere Aluisio de Almeida que Francisco Xavier Paes de Barros aminstrava muitas casas da familia Aguiar, entre estes tambem ela.. Aluísio de Almeida relata que a casa grande da fazenda Passa-Tres, que pertenceu a dona Gertrudes Aires de Aguirre e depois ao filho, o brigadeiro Rafael Tobias de Aguiar, é do começo do século XIX, por volta de 1780. Foi costruida por Padre Rafael Tobias de Aguiar, tio-avô paterno do Brigadeiro Rafael Tobias e tambem seu padrinho de baptismo. Perto dela tive uma série de pequenas casas que teriam servido de senzala para os escravos da fazenda. Foram demolidas por ocasião da restauração do Casarão, em 1980.

O sítio do Passa-Três destinado à plantação da cana-de-açúcar e a casa grande era a sede desse engenho. Com o passar dos anos, e já propriedade do Brigadeiro Rafael Tobias de Aguiar e suas irmãs, transformou-se o Passa Três em plantação de café.
Atualmente abriga o Centro de Estudos do Tropeirismo em Sorocaba.




antiga Fazenda Passa-Tres, appelidado
"casarão do Brigadeiro Rafael" em Sorocaba. Hoje é centro
nacional dos estudos do tropeirismo.
onde faleceu Rosa de Aguiar Paes de Barros, 1a esposa do cap. Francisco  Xavier Paes de Barros





SOROCABA, casarão do cap. Chico, Franciso Xavier Paes de Barros, 4° avô de Tiffany,
o casarão foi doada por do Brigadeiro Rafael Tobias de Aguiar pelo casamento de Francisco Xavier Paes de Barros e a irmã do brigadeiro: Rosa de Aguiar.
 o casarão hoje e sede do museu historico de Sorocaba

4° avô de Tiffany
Bento Paes de Barros, 1° Barão de Itu, 




4a avó de Tiffany
Leonarda Francisca de Aguiar, esposa do 1° barão de Itu, 
irmã do brigadeiro Rafael Tobias de Aguiar, 



casa do 1° barão de Itu, Bento Paes de Barros, 4° avô de Tiffany
Rua Paula Souza,
hoje Espaço Cultural Almeida Junior em Itu



5 a)  em Itu SP

Os meus pentavôs ou 5° avòs em Brasil ramo Paes de Barros 


foram

Antonio de Barros Penteado, (1742- 1820, filho de Fernão Paes de Barros, neto paterno de Manoel Correa Pentendo e Beatriz de Barros , este ultima bisneta do Pedro Vaz de Barros e Luzia Leme. Na historia é nomeado um dos mais ricos fazendeiros em Itu SP. Ele havia descoberto Ouro e havia-se tornado muito rico. Voltando comprou terras em Itu.

Antonio de Barros Pentendo casou em 1778 em Itu com sua prima

Maria Paula Machado,  filha do cap.mor Salvador Jorge Velho e de Genebra Maria Machado 


Antonio de Barros Penteado e Maria Paula Machado foram pais de:

- Genebra de Barros Leite 1. c/c Brigadeiro Luiz Antonio de Sousa (pais do Barão de Souza Queiroz, Barão de Limeira, Baronesa de Valença, comendador Luiz Antonio de Souza Barros, e outros ) 2. José da Costa e Carvalho, Barão de Monte Alegre, sem geraçap com o segundo .

- Bento Paes de Barros, Barao de Itu c/c Leonarda de Aguiar, irmã do Brigadeiro Raphael Tobias de Aguiar. 4°s avós de Tiffany 

- Antonio Paes de Barros, 1° Barao de Piraciaba c/c Gertrudes de Aguiar, irmã do Brigadeiro Raphael Tobias de Aguiar.

- Francisco Xavier Paes de Barros, o capitão Chico de Sorocaba c/c Rosa de Aguiar, irmã do Brigadeiro Raphael Tobias de Aguiar tambem 4°s avós de Tiffany

- Ana Joaquina de Barros c/c João Xavier da Costa de Aguiar, membro de influente clã santista, Era corrispondente commercial do seu sogro, Antonio de Barros Penteado 
João Xavier originário de vila no bispado de Coimbra teria vindo para o Brasil em companhia da mãe e dois irmãos. Capitão de Milícias foi também o primeiro administrador em Santos das duas linhas de correio criadas na vila em 1798 e, que a ligavam ao Rio e São Paulo, parece irmão do coronel Francisco Xavier da Costa Aguiar.

- Escholastica Joaquina Paes de Barros c/c Dr. Miguel Antonio de Azevedo Veiga, ouvidor géral que, de acordo com registros do historiador ituano Francisco Nardy Filho, combatia o tráfico e o cativeiro de índios, o que contrariava os interesses de grupos dominantes da época. 

-  Angela Ribeiro de Cerqueira c/c José Manuel de Mesquita, negociante de escravos do Oeste Paulista.

- Joaquim Floriano de Barros c/c sua sobrinha Eliza Guilhermina de Mesquita, filha de sua irmã Angela Ribeiro de Cerqueira.

- Maria de Barros Leite c/c com um seu parente Francisco de Paula Sousa e Mello, que era eleito deputado às Constituintes de Lisboa e do Brasil, deputado geral nas 1.ª 2.ª e 3.ª legislaturas, ocupando na 1.ª o cargo de presidente; foi senador do império, ministro e conselheiro de estado. Faleceu em 1851. Maria de Barros Leite e Francisco de Paula Sousa e Mello foram avós do celebre Antonio de Paula Sousa, fundador de Politécnica de São Paulo.


Itu, ca 1831 por Jean Baptiste Debret



5 b)  em Sorocaba 

os meus pentavós  ou 5°s avós ramo de familia Aguiar-Ayres


Coronel Francisco de Aguiar (1773 – 1818), natural do Portugal, filho de Jeronimo de Almeida Abreu e Leonarda Maria de Moura. 
Foi arrematador de diversos impostos em Sorocaba. Assim amealhou considéravel patrimonio ao longo de sua vida. Como cobrador de novo imposto, entao colocado por Antonio da Silva Prado, entretiveram alcunos conflitos sobre os procedimentos de essa arredação. 

casado com

Gertrudes Eufrosina Ayres (filha do tenente coronel Paulinho Ayres de Aguirre e Anna Maria de Oliveira Leme).

Francisco de Aguiar e Gertrudes Ayres tiveram apena um filho homem, o famoso brigadeiro Rafael Tobias de Aguiar que em 1842 casou com a Marquesa de Santos, Domitila de Castro Canto e Melo. 
Foi importante homem da politica provincial nas primeiras décadas do Império. Sucedendo ao pai, o brigadeiro manteve uma rivalidade ainda maior do pai com Antonio da Silva Prado por causa da cobrança dos impostos promovido por este. 
Francisco de Aguiar pertencia ao grupo familiar do seu sogro Paulino Aires de Aguirre e de Salvador de Oliveira Leme, pai de sua sogra Anna Maria de Oliveira Leme, membros da elite local de Sorocaba e profundamente envolvidos na esfera mercantil, não apenas de gado, mas de fazendas vindas do Rio de Janeiro. Ele servira muitos anos como militar na Praça de Santos e também em Sorocaba, onde fora capitão e tenente-coronel de auxiliares.

As quatro irmães 
de Rafael Tobias, Rosa, Gertrudes, Anna e Leonarda, casaram todas em uma notavél iniciativa para estabelecer uma solida aliança com a familia Paes de Barros, natural de Itu, grande produtora de acùcar:
Rosa de Aguiar casou com Francisco Xaver Paes de Barros, o Chico de Sorocaba. Pelo casamento dos 4°s avós de Tiffany ( Rosa de Aguiar com o capitão Chico, Francisco Xavier Paes de Barros) , o brigadeiro Rafael doou uma casa em Sorocaba como dote de casamento de sua irmã. 
O casarão foi construído em 1780 e hospedou, entre outras personalidades ilustres, a Marquesa de Santos (Domitila de Castro) quando da realização de seu casamento com o Brigadeiro Tobias, em 1842. Esto casarão hoje abriga o museu historico de Sorocaba.

Depois o falecimento de Rosa em 1847, Anna Fausta Maria de Aguiar, a outra irmã do Brigadeiro, casou-se sempre em 1847 com o mesmo Francisco Xavier Paes de Barros. 
Outra irmã, Getrudes Eufrosinia de Aguiar casou com Antonio Paes de Barros, primerio barão de Piracicaba (e irmão de Francisco Xavier e Bento Paes de Barros), e Leonarda de Aguiar, ultima irmã do brigadeiro, casou-se com Bento Paes de Barros, futuro 1° barão de Itu e irmâo  de Francisco e Antonio Paes de Barros como tambem de Genebra de Barros Leite casada com o brigadiero Luiz Antonio de Souza. 
Caso notavél e estrategias claras para consolidaçao de importantes laços familiares e comerciais.

Gertrudes Eufrosina Ayres (* ca. 1775 Sorocaba- 17 de novembre 1846 Sorocaba) foi filha do Coronel Paulino Ayres de Aguirre e Anna Maria de Oliveira Leme. Paulino Aires de Aguirre pertencia a uma importante família de Sorocaba, aparentados de Salvador de Oliveira Leme, de quem Paulino era genro. 
Salvador de Oliveira Leme exerceu o posto de inspetor do Registro de Sorocaba até o início da década de 1780, quando possivelmente passou esta atribuição para o genro. Sabe-se da boa relação entre ambos também por uma representação feita pela Câmara de Sorocaba, em 1782. Em Sorocaba, a família de Paulino Aires de Aguirre continuou no controle da inspeção do Registro, através de, novamente, um genro,  Antonio Francisco de Aguiar.


Sorocaba ca 1870



Resumo.

Coronel Francisco de Aguiar e Gertrudes Eufrozina Ayres, (5° avós de Tiffany),  
foram pais de :

- , Brigadeiro Rafael Tobias de Aguiar c/c Domitilia de Castro e Canto, Marquesa de Santos.

- Getrudes Eufrozina de Aguiar c/c com o 1° barão de Piracicaba, Antonio Paes de Barros,

- Rosa de Aguiar c/c (como primiera esposa) com Francisco Xavier Paes de Barros, cap. Chico de Sorocaba, 4°s avós de Tiffany

- Leonarda de Aguiar c/c com o 1° barão de Itu, Bento Paes de Barros. tambem 4°s avós de Tiffany

- Anna Fausta Maria de Jesus de Aguiar c/c como segunda esposa com o cap. Chico, Francisco Xavier Paes de Barros, sem geração.



Isso é o meu tronco das familias  "Paes de Barros" de Itu e "Aguiar" de Sorocaba cujas descendentes mudaram para a cidade de São Paulo.

Estou muito interressada em trocar informações sobre toda a minha gente e então descobrir novos parentes e mais de historia para recuperar a memoria de essa importante familia em São Paulo.
Abraços

4 comentários:

  1. Olá Tiffany Bühlmann, meu nome é Luiz Cláudio, sou professor da FAAC-UNESP-BAURU, estudo arquitetura sertanista paulista, gostaria de saber se possui referência da presença da águi bicéfala em sua família, pois é muito intrigante a que se apresenta no púlpito do sítio Santo Antonio em São Roque, velha propriedade fundada por Fernão Paes de BArros, se desejar posso lhe enviar fotos, meu e-mail público é lclaudiob@faac.unesp.br, obrigado pelo interesse, LC.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Até hoje não encontrei referência da àguia bicéfala no meu parentesco da familia. Acho que foi simbolo dos Jesuitas. O Fernão Paes de Barros, fundador da capela e do Sitio Santo Antonio em Araçariguama/Sao Roque (SP) em 1640, hàvia costruida na trama cultural e politica da então época durante ou pouco depois a União das Coroas de Portugal e Espanha.

      Excluir
  2. Olá, Tenho uma linhagem que é os Paes de Almeida, meu trisavô Francisco Paes de Almeida, nasceu em torno de 1850 e foi casado com Maria da Silva Castro ( na família dizem que é da família da Marquesa de Santos mas ainda não achei a ligação) em Tatuí. Uma coisa que me intriga é que uma Maria da Silva Castro também foi casada com um Luis Xavier de Barros, provavelmente ela foi viuva deste e casou com meu trisavô ( cheguei essa conclusão pela data de nascimentos dos filhos de ambos). Outra coisa interessante que me levou a este site, no nascimento do primeiro filho do Francisco Paes de Almeida com Maria da Silva Castro chamado Cesário,os padrinhos são Francisco Xavier (Paes) de Barros e Rosa de Aguiar. Queria tanto encontrar essa ligação!

    PS: Todas as infos descobri montando minha árvore no Family Search através de documentos encontrados no próprio site.

    se puder entrar em contato, deixo meu email: mauricioportifolio@yahoo.com.br

    Obrigado!

    Mauricio Castro de Almeida

    ResponderExcluir
  3. Ola Mauricio. Muito obrigada pelo seu comentario. Lamento, mas os citados Francisco e Rosa não são os meus antepassados...

    Eu dei tambem uma olhada no familysearch e encontrei o Cesarino, batizado em 1872 em Tatui. Mas você erra: os padrinhos foram um certo Francisco Xavier de Barros e sua mulher Rosa DA SILVA ( nao Rosa de Aguiar).

    Depois não podem ser os padrinhos para questão de casamentos de Francisco Xavier.
    Veija a Cronologia:
    Francisco Xavier Paes de Barros era natural de Itu e fregues de Itu e Rosa de Aguiar natural de Sorocaba , depois creio foram ambos fregues de Sorocaba porque Francisco apos o casamento com Rosa (em 1827) viveu em Sorocaba até a morte em 1875. (no batismo de Cesario escrevem que todos foram fregueses de Tatui, creio que isso se refere a todas as pessoas, pais e padrinhos (?) ) -
    Mas veija:
    Francisco Xavier (Paes) de Barros era casado tres vezes, :Sempre em Sorocaba.
    primeira vez em 1827 com Rosa de Aguiar. Rosa faleceu em 1847 em Sorocaba ! .
    Depois Francisco casou com Ana de Aguiar (irmã de Rosa). E viveu sempre em Sorocaba. Ana morreu em 1852 !
    E assim Francisco casou terceira vez com Andreza Lopez de Oliveira, sempre em Sorocaba.
    Assim ao momento que Cesario foi batisado em 1872 em Tatui, Francisco Xavier Paes de Barros era casado com Andreza, nao Rosa. Assim estes padrinhos de Cesario nâo se referem aos meus antepassados.
    Cordialmente
    Tiffany

    ResponderExcluir